facebook google plus twitter linkedin email

Como montar um aquário plantado

Ter um aquário plantado é muito diferente de ter um aquário com plantas. Um aquário plantado tem como característica principal oferecer um ambiente adequado para que as plantas possam se desenvolver. Para isso, as espécies vão precisar de:

Substrato fértil: é bem simples. Utilize o substrato fértil de húmus de minhoca tratado e laterita. A laterita é fonte de ferro para plantas, e o substrato fornece nutrientes para que as plantas possam se desenvolver. Encontre kits completos com laterita e substrato para seu aquário em nossa loja virtual: www.aquariosplantados.com.br

Camada inerte: A camada inerte é utilizada para isolar o substrato fértil do contato direto com a água, a fim de evitar o surgimento de algas, desequilíbrio do ph da água e do ambiente. São recomendados como camada inerte: areia tratada, cascalho de rio, basalto, entre outros. Itens disponíveis em nossa loja virtual: www.aquariosplantados.com.br

Iluminação: de vital importância para as plantas, já que é por meio dela que as plantas realizam a fotossíntese, para que produzam seu próprio alimento. Existem vários tipos de iluminação usadas em aquários plantados, como as fluorescentes T8 e T5, HQI (vapor metálico) e LED. As T5 são as que apresentam melhor resultado, devido à melhor eficiência luminosa, e também os leds. Ao projetar o seu aquário plantado, o aquarista deve observar alguns itens importantes com relação à iluminação: a altura do tanque, a quantidade de lumens por litro e a temperatura de cor da luz. Plantas exigentes requerem algo em torno de 60 lumens por litro, e as menos exigentes algo entre 30 e 40 lumens/litro. O tanque não deve ser muito alto, evite tanques com mais de 50 cm de altura, caso contrário será necessário usar power leds ou HQI. A temperatura de cor ideal para plantados fica entre 6000 e 8000 Kelvin.

CO2 (gás carbônico): juntamente com a iluminação, o CO2 é outro item importante para as plantas metabolizarem energia através da fotossíntese. Basta injetar o gás na água usando um difusor ou reator. Pode-se usar um cilindro de CO2 (os mesmos usados em extintores) com válvula de topo, válvula reguladora e de ajuste fino, regulado para injetar uma quantidade de bolhas por segundo na água (isso varia de acordo com o tamanho do aquário e da quantidade de plantas). Uma opção barata, porém não muito recomendada por não ser possível regular a quantidade a ser injetada, é gerar o CO2 usando uma garrafa pet, chamado de CO2 caseiro. Para saber como fazer o CO2 caseiro, clique aqui.

Fertilização: mesmo com o uso do substrato fértil, para plantas mais exigentes é recomendado realizar fertilização adicional da água utilizando macronutrientes e micronutrientes.

Filtragem: o filtro mais usado em aquários plantados é o canister. Há também o sistema sump, ou hang-on também, considerados os melhores para aquários plantados de grande porte.


Diferença de aquário Low-tech para High-tech

Os aquários plantados geralmente são classificados em dois tipos: low-tech e high-tech. Os plantados low-tech são montagens que usam espécies de plantas mais resistentes e menos exigentes, o que dispensa o uso de substrato fértil e CO2 em alguns casos, além de uma iluminação mais moderada, em torno de 30 lumens por litro. Aquários low-tech são mais simples de manter, requerem menos podas (já que o crescimento das plantas é mais lento) e menos equipamentos. Entretanto, são tão belos quanto os plantados high-tech.

Plantados high-tech são montagens voltadas para plantas exigentes, oferecendo o melhor em iluminação, substrato fértil, CO2, fertilização líquida, etc. Necessita de muito mais intervenção do aquarista para podas, já que o crescimento das plantas é bastante acelerado. Porém, a beleza de um plantado high-tech é inigualável, sendo possível fechar carpetes, ter plantas vermelhas, etc.

Escolha qual dos dois formatos de aquário prefere montar e é só começar! Monitore diariamente os parâmetros da água, e só adicione peixes e plantas quando a amônia e o nitrito zerarem (pode levar de 30 a 40 dias). Você vai ver que em pouco tempo suas plantas vão começar a crescer e mostrar toda a sua beleza!

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.